Participe da seleção interna de candidaturas a bolsas de mestrado e doutorado do PPG-PsiCC

 

Conforme Resolução PPG-PsiCC 001/2024, a concessão de bolsas de estudos no Programa será realizada por meio de edital específico de processo seletivo anual no início de cada ano letivo.

 

Os estudantes serão convocados e m fluxo contínuo, a depender da disponibilidade de bolsas, até a próxima seleção de bolsistas. 

 

Todos os alunos interessados na concessão de bolsa deverão se inscrever no Edital 005/2024, independente da forma de ingresso no curso (Ações Afirmativas ou Ampla Concorrência).

 

O prazo final para inscrição é quinta-feira, dia 11/04/24, às 23h59.

 

Clique aqui - para conhecer o edital

Clique aqui - para conhecer a resolução de bolsas

 

 

Manuais SIGAA

 

A partir de  Julho de 2022, a pós-graduação adotou a plataforma SIGAA. Para instruções dos processos no sistema, disponibilizamos o link com os manuais:

 

Lista de Manuais SIGAA 
   •  Manual Discente - Aba ensino
   •  Manual Discente - Aba bolsas
   •  Manual Discente - Aba extensão
   •  Manual Discente - Aba outros

 

Matrícula e trancamento

 

Instruções de matrícula para aluno regular recém-ingresso

Os alunos recém ingressos em processos seletivos, a depender do prazo de finalização do processo e devolutiva com o número de matrícula, não serão capazes de efetuar a matrícula no site SIGAA. Nesses casos, o discente deverá informar à secretaria as disciplinas que tem interesse em cursar utilizando o formulário de solicitação de matrícula (no site na aba formulário) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assim que houver a liberação do número de matrícula, a secretaria deverá fazer a matrícula vinculada do discente. Após a matrícula de todos/as os/as discentes a secretaria avisará para que todos/as possam conferir seus históricos se está tudo correto. 

Se os/as recém ingressos forem informados/as de seu número de matrícula em período anterior ou durante o prazo de matrícula, o/a discente deverá proceder conforme descrito abaixo em "Instruções para matrícula (aluno regular)" .

 

Instruções para matrícula (aluno regular)

  1. Leia no site os itens “Regulamento do Programa“ e “Oferta de Disciplinas”
  2. Decida quais disciplinas serão cursadas (baseie-se no seu Plano de Estudos individual Doutorado e Mestrado).
  3. Acesse o Site www.Sigaa.unb.br para efetuar a matrícula nas disciplinas desejadas

 

Para iniciar os seus estudos é necessário acessar os sistemas da UnB:  SIGAA, e-mail Institucional e Aprender 3, conforme orientações abaixo.

As secretarias de pós-graduação não têm acesso aos respectivos sistemas por se tratar de informações pessoais e, portanto, é necessário que o/a interessado/a contate o setor responsável em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso.

SIGAA

Acessar o sistema: https://sigaa.unb.br/

Neste sistema você consegue acessar o histórico, declarações de matrícula, todas as informações e documentos que você precisará enquanto discente do programa.

Os cadastros da Universidade de Brasília são unificados, assim, caso o aluno já tenha tido outro vínculo junto à UnB, solicitamos que acesse com seu vínculo anterior (matrícula antiga - graduação ou pós-graduação) e no comando , localizado no canto superior esquerdo em frente ao seu nome do Portal Discente, faça a alternância entre os cursos

Manual para o SIGAA - clique aqui
Manual Matrícula no SIGAA - clique aqui

E-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Todo os alunos regulares da UnB têm direito a um e-mail institucional.
Além de ser uma ferramenta de e-mail segura, é uma maneira de facilitar a comunicação entre a Universidade e a comunidade acadêmica. 
O webmail da UnB conta com 50 GB de espaço de armazenamento e permite o acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem - como o Teams, Word, Excel e PowerPoint. Além disso, cada estudante tem 1 TB no OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft.

A área responsável pelo serviço de e-mail institucional e Office 365 é a Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB (STI).

   •  Todas as informações sobre como proceder para acessar o seu e-mail institucional se encontram neste site: https://www.sti.unb.br/servicos-sti/office-365 
   •  Para gerar o e-mail institucional clique em: Aluno - Solicitar Senha / Alias de E-mail (Pós-Graduação) (unb.br)
   •  Perguntas e respostas frequentes (STI): Office 365 para Alunos (unb.br)

Aprender 3

O Aprender 3 é o ambiente de salas virtuais mais recente criado para atender alunos matriculados regulamente nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília.

Acesse o site: https://www.cead.unb.br/noticias/236-duvidas-sobre-o-aprender-3-estudantes 
Clique em: "1. Como acesso o Aprender 3?" no final da página e siga as orientações recomendadas.

O Centro de Educação a Distância (CEAD) é o responsável pelo Aprender 3. Caso o/a discente esteja com problemas para acesso, no site www.cead.unb.br clique na aba "Fale Conosco".

 

Instruções para matrícula em Monitoria II

A Monitoria II é um processo de Seleção de monitores para os cursos de pós-graduação

O Período de matrícula está disponível no calendário universitário do semestre letivo vigente no sítio eletrônico do SAA (Banner central do site)
Os formulários específicos estão disponíveis na seção Formulário no nosso site.

As solicitações deverão ser acompanhadas de:

  1. Formulário de inscrição;
  2. Termo de compromisso assinado pelo candidato;
  3. Histórico escolar do curso de graduação;
  4. Histórico escolar do curso de pós-graduação;
  5. Plano de trabalho individual, elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina.

Obs.: Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada. (Dispensa de pré requisito - formulário no site)

Após o término das atividades de monitoria, o discente e o professor supervisor deverão enviar à secretaria um relatório de atividades (modelo disponível na aba Formulários) dentro do prazo estipulado pelo calendário universitário.

Os créditos serão concedidos após aprovação do relatório do monitor e do professor da disciplina, ao final do semestre letivo.

 - Link de interesse:
   •  DPG - Monitoria na Pós-Graduação (unb.br)

 

Instruções para Exercício Domiciliar

É o exercício das atividades escolares na própria residência do estudante, assegurado nas seguintes situações:
a) gestantes, durante o período de três meses, iniciado a partir do 8º mês de gravidez;
b) portadores de afecções indicadas no Decreto-Lei n. 1.044/69.
O reconhecimento desse direito, por parte da UnB, não exime o estudante do dever discente de dedicação aos seus estudos com o maior zelo possível.
Caso a disciplina não admita a aplicação de exercícios domiciliares, é possível solicitar o trancamento parcial de matrícula (excepcional e justificado).

- Formulário:
   •  Formulário Exercício Domiciliar (SAA)

- Legislação de interesse:
   •  Decreto-lei nº 1.044/69 - Dispõe sôbre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica.
   •  Lei nº 6.202/1975 - Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei nº 1.044, de 1969, e dá outras providências.


Instruções para Retirada de Matrícula

A opção de Retirada de Matrícula é definida no Calendário Acadêmico vigente.
   •  Pode ser solicitada até 25% do início do semestre.

 

Instruções para Trancamento de Disciplinas

O discente pode solicitar o trancamento de matrícula em componentes, desde que não tenham sido integralizados.

Antes de solicitar essa opção, é necessário verificar com o orientador, pois ele deverá registrar a confirmação para o devido registro do trancamento. Além disso, deve ser observado o período para trancamento estipulado pelo programa de pós-graduação.

SIGAA: Para acessar essa opção, siga a sequência: Ensino → Trancamento de Matrícula → Trancar (ver Manual pg. 33-36)
   •  Atendidos os requisitos citados no passo anterior, o discente deverá selecionar as matrículas que deseja trancar, informar um dos motivos para o trancamento e solicitar o trancamento.
   •  Ao solicitar o trancamento, aparecerão as disciplinas requeridas. Para confirmar, é necessário informar o CPF e a senha e depois clique no botão Confirmar Solicitação.
   •  Ao finalizar, aparecerá a mensagem de sucesso na solicitação. Aparecerá também a opção para impressão do comprovante. Atente-se aos comandos em verde informados no sistema.

Exibir Andamento do Trancamento
   •  Essa opção permite a visualização do trancamento por meio da sequência: Ensino → Trancamento de Matrícula → Exibir Trancamento de Matrícula
   •  Após seguir as instruções anteriores, aparecerão as solicitações de trancamento realizadas

Instruções para Trancamento Geral de Matrícula


O Trancamento Geral de Matrícula dos cursos de Pós-Graduação só poderá ocorrer por motivo justificado, sendo necessário que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer suas atividades acadêmicas. 


   •  O Trancamento Geral de Matrícula será concedido apenas nos casos em que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer as atividades acadêmicas.
   •  Não é possível efetuar o trancamento após o término do prazo final de permanência do discente no programa. 
   • O Trancamento Geral de Matrícula não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso para o mestrado e por 2 períodos letivos para o doutorado, exceto por razões de saúde do discente.

 O processo será analisado pelo Colegiado do Programa.

 

Documentos necessários:
   • Exposição de Motivos
   • Histórico Escolar
   • Anuência do(a) Orientador(a)
   • Documentos comprovatórios de questão se saúde: relatórios médicos, psiquiátricos, atestados ou qualquer documento que comprove a questão de saúde especificada na exposição de motivos
   • Licença maternidade: deverá ser apresentada a certidão de nascimento

Links de interesse:

Manual para peticionamento trancamento (DEG)
-
 DPG - Trancamento Geral de Matrícula e Desligamento (unb.br)

 

Informações sobre desligamento

Desligamento pode ocorrer por:
a) Por abandono de curso;
b) Por jubilamento;
c) Por não cumprimento de condição;
d) Transferência obrigatória para outra Instituição de Ensino Superior;
e) Por solicitação voluntária.


De acordo com a Resolução CEPE 080/2021 (no site na aba legisção), o desligamento do discente pelo SAA ocorrerá em uma das seguintes situações:


  I - Após duas reprovações ou abandono (SR) em disciplinas do curso;
  II - Após duas reprovações no exame de qualificação;
  III - Se não efetivar matrícula em disciplina findo o trancamento previsto nesse Regulamento;
  IV - Se não efetivar matrícula a cada período letivo;
  V - Se for reprovado na defesa de tese ou dissertação;
  VI - Se ultrapassar o prazo máximo de permanência no curso, previsto no Art. 22;
  VII - Por motivos disciplinares, previstos no Regimento Geral da Universidade de Brasília, após análise do processo administrativo.

 

Reingresso após desligamento 

Na eventualidade de um aluno desejar reingressar no curso após desligamento, só poderá fazê-­lo mediante nova seleção pública.

As Disciplinas cursadas anteriormente à admissão poderão ser aproveitadas após análise pela Comissão de Pós-­Graduação, levando-se­ em conta os dispositivos do artigo 25 da Resolução CEPE 0080/2021.
É vedada, por dois anos, a admissão em qualquer curso de Pós-­Graduação na Universidade de Brasília de aluno desligado em função do estabelecido nas hipóteses de desligamento automático.

 

Instruções para Aproveitamento e Equivalência de disciplinas

 


 

Aproveitamento de disciplinas cursadas no PPGPSICC como ex-aluno ou aluno especial

De acordo com Regulamento interno do programa, poderão ser aproveitados até o limite de 50% do total de créditos exigidos no programa (Mestrado ou Doutorado), desde que tenham a menção mínima de MS ou nota equivalente em cada disciplina.
As disciplinas devem ter sido cursadas até, no máximo, 5 anos contados retroativamente a partir da data da matrícula no curso.
 

Documentos necessários:

   •  Histórico escolar de mestrado ou declaração de aluno especial
   •  Formulário preenchido (disponível na aba Formulários)


Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas na UnB.

Documentos necessários:

  • Histórico escolar de mestrado/doutorado ou declaração de aluno especial
  • Ementas das disciplinas
  • Programas das disciplinas (caso possua)
  • Parecer substanciado do/a orientador/a explicando a relação das disciplinas solicitadas com o projeto do/a discente.
  • Formulário de aproveitamento de estudos

 

Aproveitamento por equivalência de disciplinas cursadas fora da UnB.

A equivalência de disciplinas consiste na análise e comparação entre as ementas de disciplinas de programas ou instituições distintas, objetivando apontar a similaridade entre elas. 
O Estudo da disciplina de origem e adequação para a compatibilidade das disciplinas ofertadas no quadro de disciplinas do Programa de Pós-graduação deverá ser feito pelo discente proponente, juntamente com o(a) seu(sua) orientador(a). A proposta será avaliada pelo Colegiado do PPG-PSICC.

Documentos necessários:

  • Histórico escolar de mestrado/doutorado
  • Ementas das disciplinas
  • Programas das disciplinas (caso possua)
  • Informar quais disciplinas do programa são correlatadas às disciplinas cursadas fora da UnB. 
    • Isso se deve devido a só poder constar no histórico disciplinas cursadas na UnB. 
    • Ex: 
      Cursadas no programa original Solicitação de Aproveitamento na UnB
      GEO100 – Planejamento de pesquisa em administração PSICC3432 - Métodos de Pesquisa em Psicologia Clínica
      GEO101 – Teorias Organizacionais PSICC0080 - Fillosofia e ética em saúde mental

 

 

 

Instruções para Bolsistas

- Dados para cadastramento como bolsista CAPES

   •  Código da UnB: 53001010
   •  Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura
   •  Modalidade: Mestrado/ Doutorado (a depender do caso)
   •  Código do programa: 53001010064P1
   •  Tempo de Bolsa: para mestrado são 24 meses, para doutorado, 48
   •  Assinatura: Pode ser digital desde que não fique aparente que se trate de assinatura digital
   
•  Início da Bolsa: será o mês do pedido. (a bolsa paga é referente ao mês vencido)

   •  "Termo de Compromisso": Campo "curso ___ Área ____ em nível de​​ ____" 
       •  Preenchimento: curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura na área Psicologia em nível de Mestrado/Doutorado (a depender do caso)

 

 

- Disposições sobre Acúmulo de bolsa e Vínculo empregatício

   •  Portaria Conjunta CAPES-CNPq - POC n° 01/2010 - Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
          - Nota sobre a Portaria Conjunta

 

 Disposições sobre prorrogação de bolsa em virtude de licença maternidade

   •  A prorrogação de Bolsa e de vínculo institucional com a Universidade de Brasília são processos distintos
          - Sobre a prorrogação de vínculo institucional temos as normativas
            • CPP 0012/2020 - docentes em licença maternidade
            • CPP 0004/2020 - estudantes em licença maternidade. Garante Trancamento Geral  de Matrícula ou extensão adicional de permanência por 6 (seis) meses.
         

   •  Links de interesse:
          UnB Notícias - Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

 

- Orientações para Relatório Final (Pós-defesa) para bolsistas CNPq

Instruções para Relatório Final de Bolsista CNPq

 

Instruções para envio de Projeto para Comitê de Ética

 

Os projetos de pesquisa relacionados ao comitê de ética devem enviados em Dois (2) arquivos PDF separados: "Folha de Rosto" e o "Projeto"

Preencher na Folha de Rosto:

1) Item "Pesquisador responsável" inserir data atual e assinatura do aluno responsável pelo projeto acima do campo da instituição

2) Item "Instituição Proponente" inserir o nome completo da Diretora: Maria Inês Gandolfo Conceição;

2.2) inserir no campo CPF: 279.528.601-78;

2.3) inserir a data atual no campo específico;

2.4) inserir no campo cargo/função: Diretora do Instituto de Psicologia;

2.5)  enviar o arquivo "Folha de rosto" arquivo em uma página; 

2.6) no campo "Patrocinador Principal": não se aplica.

3) No Projeto: 

3.1) nome do Orientador constando na Capa 

3.2) destaque para os tópicos: riscos e benefícios;

4) Para onde enviar no IP

4.1) Enviar os documentos para o contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., aos cuidados de Michelli Alves Marques, secretária executiva do Instituto de Psicologia.

OBSERVAÇÃO:

Enviar a “Carta de aceite: somente para o caso de a pesquisa ser executada no âmbito da UnB, nesse caso de enviar a “Carta de Aceite” enviar três (3) arquivos PDF.

 

 

Defesa de Dissertação (Mestrado)

Composição de banca:

A Comissão Examinadora será presidida pelo orientador, este sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos um deles não vinculado à Universidade de Brasília, e por um suplente;
   •  Será aprovada pelo Colegiado do Programa, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado.
   •  Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação.
   •  Na impossibilidade da participação do orientador, este deverá ser substituído na defesa por outro docente credenciado no PPG-CDC, mediante indicação do Colegiado.

Marcação de banca:

Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.

 

 

Exame de Qualificação (Doutorado) 

O exame de qualificação é um processo de controle interno do Programa e de Pós-graduação e pré-requisito obrigatório para a defesa de Tese, com previsão no regulamento do programa. Ele consiste na defesa oral do texto do projeto de tese, constando de argumentos teórico-epistemológicos consistentes, problema e objetivos da pesquisa, método, cronograma e referências bibliográficas.

   •  O exame de qualificação deverá ocorrer até o final do 24º mês no programa. 

   •  Pode ser solicitada prorrogação de exame de qualificação pelo prazo máximo de 6 meses.


   •  Em caso de reprovação, o exame de qualificação poderá ser repetido uma única vez, até 90 dias após o primeiro exame de qualificação, respeitando-se os demais prazos do Programa.

Composição de banca:

A Comissão Examinadora, aprovada pela PSICC, será presidida pela/o orientadora/orientador, este sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos um deles não vinculado ao Programa, e por uma/um suplente;

Marcação de banca:

Apresentar um artigo submetido para publicação em periódico científico nacional de qualidade (isto é, que tenha classificação Qualis em qualquer um dos três extratos mais altos), ou em periódico internacional, ou um capítulo publicado em livro com ISBN e corpo editorial, ou capítulo publicado em livro em língua estrangeira, cuja comprovação deverá ser apresentada para marcação de exame de qualificação (art. 30, d, Regulamento do Programa);

Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.

 

 

Defesa de Tese (Doutorado)

Requisitos para poder defender:

  • Finalizado os créditos obrigatórios e optativos
  • Ter cursado estágio docência
    • 1x para não bolsistas e 2x para bolsistas.
  • Ter submetido 1 artigo
  • Ter 1 artigo aceito à publicação (regras na resolução de submissão no site na aba legislação)
  • Ter qualificado

 

Composição de banca:

A Comissão Examinadora será presidida pelo orientador, este sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e um suplente, aprovados pela CPGPDE.
   •  Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília.
   •  Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese.
   •  Na impossibilidade da participação do orientador, este deverá ser substituído na defesa por outro docente credenciado ao Programa, mediante indicação da CPG-PDE.

Marcação de banca:

Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.

 

Instruções Pós-Defesa

Diplomação no SIGAA:

Os discentes devem acompanhar o processo no SIGAA pelo Caminho: Portal do Discente > Ensino > Acompanhar Procedimentos após Defesa
Após concluir os passos 2, 7 e 9, por favor comunicar a secretaria pelo e-mail 
secpsicc@gmail.com

Cabe ao discente cobrar o orientador para que este conclua o passo 3.

Manual do SIGAA para formatura: 

 

Diplomação no SEI e DPG:

No caso de aprovação, a homologação ficará condicionada à entrega do trabalho definitivo à Secretaria do Programa, no prazo de trinta(30) dias 

Após a aprovação em defesa de mestrado ou doutorado, o discente deverá seguir os seguintes passos:
  1. Se cadastrar no SEI como usuário externo, caso não tenha cadastro prévio e informar à secretaria
  2. Assinar o relatório de defesa no processo informado pela secretaria.
  3. Para requisitar homologação da defesa mestrado e doutorado, o discente deverá:
      a) Encaminhar para o e-mail "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." arquivo PDF, Fonte Arial Tamanho 10, contendo as seguintes informações: 
            •  Nome completo: 
            •  Título da Tese ou Dissertação: 
            •  Nome do Curso:
            •  Data da Defesa
            •  Nome do Orientador:
            •  Banca Examinadora: 
            •  Palavras-chaves em português (3 a 5) separadas por “;” 
            •  Palavras-chave em inglês (3 a 5) separadas por “;” 
            •  Resumo em Português: 
            •  Resumo (Abstract) em Inglês 

       b) Encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. arquivo PDF com a cópia da versão final da dissertação ou tese.
       c) Encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., escaneado em formato PDF, o Termo de autorização para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações devidamente preenchido e assinado.
       d) Encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., escaneado em formato PDF, Termo de Autorização para anexar o trabalho ao banco de dados da Plataforma Sucupira da CAPES.
       e) Declaração de originalidade de dissertação de mestrado ou tese de doutorado 

 

 
Todos os formulários estão disponíveis na página do programa na aba formulários
 


- Legislação de interesse:
   • IR DPG 0004/2020 - Dispões sobre documentação essencial para homologação de defesa
   • IR DPG 0003/2020 - Apresenta modelo de Declaração de Originalidade

 

 

Prof. Dr. Luiz Augusto Monnerat Celes

 

Psicanalista; psicólogo, especialidade em Psicologia Clínica; doutor em Psicologia (Psicologia Clínica) (PUC-Rio, 1991), pós-doutorados (UCL, Bélgica, 1996; PUC-SP, 2003; PUC-Rio, 2010). Pesquisador colaborador sênior Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PCL-IP-UnB), Professor titular aposentado do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, tendo atuado na graduação e pós-graduação estrito senso e lato seno; participou e ou participa de Conselho Editorial de algumas revistas especializadas. Tem experiência na área da Psicanálise, e se interessa principalmente pelos seguintes temas: clínica psicanalítica, temporalidade, sexualidade, pulsão, Freud e processos de subjetivação. Desenvolve atendimento clínico psicanalítico.

 

Formação acadêmica

·      Graduação em psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 1976;

·      Mestrado em psicologia, Universidade de Brasília (UnB), 1984;

·      Doutorado em psicologia (psicologia clínica), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), 1991;

·      Pós-doutorado em filosofia, Université Catholique de Louvain, UCL, Bélgica, 1996;

·      Pós-doutorado em psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC/SP), Brasil, 2005;

·      Pós-doutorado em psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil, 2010.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6103324784655156

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4290-074X

 

Pesquisas em andamento:

1.     A Clínica psicanalítica entre o individual e o coletivo: o corpo como presença, o sujeito como linguagem e a ética psicanalítica
Este projeto é dedicado à investigação da Ética da Psicanálise diante das condições que hoje se colocam ao tratamento psicanalítico hodierno e seu vínculo com as características sociais contemporâneas. Serão objetos desta pesquisa a psicanálise em três de seus aspectos que se encontram além de suas elaborações teórico-conceituais. Aspectos estes que dizem respeito à uma avaliação da psicanálise em sua ação e inserção. São eles: a psicanálise em sua concepção fundamental de tratamento, isto é, que diz respeito à sua relação com o sujeito da análise; a psicanálise e as associações (formais ou não) que promovem a formação do psicanalista, e, finalmente, mas não menos importante, a inserção da psicanálise na sociedade e na cultura.

O prof. Luiz Augusto M Celes é coordenador da pesquisa.

 

2.     A escrita como arte do abandono

Pesquisa interdisciplinar realizada na intersecção entre psicanálise e literatura tendo como principais autores estudados Sigmund Freud e Clarice Lispector. Busca-se pensar a escrita como campo privilegiado para transformação subjetiva a partir do abandono de objetos e crenças. 

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Profa. Beatriz Santos (Université Paris Diderot) é co-orientadora da pesquisa, e Tainá Hilana Oliveira Pinto é pesquisadora do projeto

 

3.     Da militância à clínica: a atuação política e a clínica psicanalítica na atenção psicossocial a usuários de álcool e outras drogas.

Pesquisa com o objetivo de estudar o diálogo e os questionamentos mútuos entre a clínica e a política no contexto da atenção psicossocial a usuários de álcool e outras drogas. Utiliza-se a psicanálise – em sua acepção originária e fundamental de tratamento psíquico –, cotejando-a à atenção psicossocial – uma prática clínico-institucional, que tem uma manifesta orientação política.

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Tiago Alves Mirando é pesquisador do projeto.

 

4.     Ato delituoso e o fazer clínico: reflexões sobre sujeito, crime e a medida de segurança sob o olhar da psicanálise

Pesquisa com a finalidade de debater, sob a perspectiva psicanalítica, as medidas de segurança, os sujeitos que se submetem a elas por decisão judicial e os percalços de um fazer clínico dentro de um Tribunal. Nesta pauta histórica e interdisciplinar, a psicanálise é a interlocutora que pode ensejar reflexões rumo à outra cena frente à novidade da sua concepção de sujeito do inconsciente.

Prof. Luiz Augusto M. Celes é orientador da pesquisa; Jacqueline Reis Demes é pesquisador do projeto.

 

Informações 

Instruções para Gerar a Guia de Recolhimento da União - clique aqui

Requerimento de Reconsideração ou Recurso em Processo Seletivo para Ingresso em Curso de Pós-Graduação - clique aqui

  


2023

 

Edital PPG-PsiCC Nº 03/2023 - Seleção de Candidatos a Mestrado e Doutorado

 

 

 

 

 


  

EDITAL Nº 01/2023 do PPGPsiCC - Seleção interna de candidaturas a bolsas de doutorado sanduíche - Projeto institucional de internacionalização UnB/CAPES print 2023

Resultado da Análise das Candidaturas 27/02/2023 - Clique aqui

Resultado Provisório da Análise das Candidaturas 2ª janela 24/04/2023 - Clique aqui

Resultado Final da Análise das Candidaturas 2ª janela 28/04/2023 - Clique aqui

 


EDITAL Nº 02/2023 do PPGPsiCC - Seleção interna de candidaturas a bolsas de pós-doutorado com experiência no exterior projeto institucional de internacionalização UnB/CAPES print 2023

Resultado da Análise das Candidaturas 27/02/2023 - Clique aqui

 


EDITAL Nº 04/2023 do PPGPsiCCApoio à execução de projetos de pesquisas científicas - Discentes da Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura

 


EDITAL Nº 07/2023 do PPGPsiCC - Seleção Interna de Candidaturas a Bolsas de Doutorado Sanduíche - Projeto Institucional de Internacionalização UnB/CAPES PrInt 2023

Edital DPG 0005/2023 2024 Doutorado Sanduíche

Resultado Preliminar de Candidaturas ao Edital 07/2023 do PPGPsiCC

Resultado Final de Candidaturas ao Edital 07/2023 do PPGPsiCC


EDITAL Nº 08/2023 do PPGPsiCC - Seleção Interna de Candidaturas a Bolsa de Pós-doutorado com Experiência no Exterior - Projeto Institucional de Internacionalização UnB/CAPES PrInt 2023

Edital DPG 0006/2023 2024 Pós-Doutorado


EDITAL Nº 09/2023 do PPGPsiCC - Seleção Interna de Candidaturas a Bolsa de Professor Visitante no Brasil - Projeto Institucional de Internacionalização UnB/CAPES PrInt 2024 

Edital DPG 0007/2023 2024 Professor Visitante no Brasil

Resultado Preliminar de Candidaturas ao Edital 09/2023 do PPGPsiCC

Resultado Final de Candidaturas ao Edital 09/2023 do PPGPsiCC


EDITAL Nº 10/2023 do PPGPsiCC - Seleção Interna de Candidaturas a Bolsas de Professor Visitante no Exterior Sênior - Projeto Institucional de Internacionalização UnB/CAPES PrInt 2023

Edital DPG 0008/2023 2024 Professor Visitante Sênior

Resultado Preliminar de Candidaturas ao Edital 10/2023 do PPGPsiCC

Resultado Final de Candidaturas ao Edital 10/2023 do PPGPsiCC

 

 

2022

 

Apoio à execução de projetos de pesquisas científicas - Discentes da Pós-Graduação Stricto Sensu do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura - 20 DE SETEMBRO

 


 

Seleção para Bolsa de Doutorado Sanduíche - PPG-PsiCC

Resultado Preliminar da Avaliação de Candidaturas a Bolsas Doutorado Sanduíche - Edital PPG-PsiCC 01/2022

Resultado Final da Avaliação de Candidaturas a Bolsas Doutorado Sanduíche - Edital PPG-PsiCC 01/2022

Resultado Final, por modalidade, da Avaliação de Candidaturas a Bolsas Doutorado Sanduíche - Edital PPG-PsiCC 01/2022

  


Edital PPG-PsiCC Nº 01/2022 - Seleção de Candidatos a Mestrado e Doutorado

 

09 DE DEZEMBRO DE 2022

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL EM ORDEM CLASSIFICATÓRIA

05 DE DEZEMBRO DE 2022

DIVULTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS PARA AS NOTAS DE PROVA ORAL, ANTEPROJETO E DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA 

28 DE NOVEMBRO DE 2022

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DO ANTEPROJETO, DA PROVA ORAL E DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

03 DE NOVEMBRO DE 2022

RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA E DOS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS PARA AS PROVAS ORAIS

27 DE SETEMBRO DE 2022

RETIFICAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DOS PEDIDOS DE CONDIÇÕES ESPECIAIS  

DIVULGAÇÃO DE CRONOGRAMA E DE ENDEREÇO ELETRÔNICO (VIA WEBCONFERÊNCIA) PARA A PROVA ORAL DE DEFESA DO ANTEPROJETO DE PESQUISA E DE CONHECIMENTOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA

23 DE SETEMBRO DE 2022

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DOS RECURSOS DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DOS PEDIDOS DE CONDIÇÕES ESPECIAIS  

16 DE SETEMBRO DE 2022

DIVULGAÇÃO DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E DOS PEDIDOS DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

12 DE SETEMBRO DE 2022

RESULTADO DOS PEDIDOS DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

16 DE AGOSTO DE 2022

EDITAL Nº 01/2022 - SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 

 

Clique aqui para ter acesso às seleções anteriores.

Profa. Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

 

Os interesses de pesquisa da Profª. Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke estão relacionados com a área dos processos de desenvolvimento do indivíduo e da família, sua relação com a justiça e a promoção da saúde. Desenvolve pesquisas com métodos quali-quanti e abordagens teóricas sistêmicas e psicodinâmicas.

 

Profª. Drª emérita e colaboradora da Universidade de Brasília.

 

Formação Acadêmica:

·      Graduação em Filosofia, Universidade Católica do Rio de Janeiro.

·      Especialização em Terapia Familiar, Justus-Liebig-Universität Gießen/Alemanha.

·      Mestrado em Ciências Familiares e Sexológicas, Universidade Católica de Louvain/Bélgica.

·      Doutorado em Ciências Familiares e Sexológicas, Universidade Católica de Louvain/Bélgica.

·      Diplomada em Psicologia, Universidade de Brasília.

·      Pós-doutorado em Psicologia Clínica, St. John´s University, New York/USA.

 

·      Pós-doutorado em Psicologia da Saúde, Ebehard-Karl’s Universität Tübingen/Alemanha.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459333264901017

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9194-8993

 

Afiliações Institucionais:

·    Integra a equipe internacional de professores selecionados pela Maastricht University / Holanda para a formação de professores de Psicologia da Família da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo/Moçambique.

·    Coordenadora do Grupo de Trabalho: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) 

·      Membro associada efetiva da Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP

·      Membro da Associação Interamericana de Psicologia – SIP

·      Membro da Associação Nacional de Escritores – ANE

·      Membro da American Psychological Association  APA

·      Consultora científica da “Federação Nacional das APAES” – FENAPAES

 

Grupos de Pesquisa:

  • Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa e Estudos Transculturais em processo de tomada de decisão sobre a guarda dos filhos após a separação parental, com um primeiro tema voltado para o Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente (PMICA). E um segundo tema sobre métodos de pesquisa quali-quanti. Atualmente participa de um estudo transcultural entre o Brasil e a Inglaterra sobre o processo legal da tomada de decisão nos casos de disputa de guarda pós-separação dos pais e PMICA,/ realizado na Universidade de Sussex, Inglaterra,/ coordenado pelo doutorando Josimar Antônio de Alcântara Mendes. O grupo também investiga a técnica de foto-elicitação como procedimento de pesquisa qualitativa. O grupo integra pesquisadores das Universidades de Brasília, da Alemanha e do Reino Unido. Publicações referentes às temáticas estão à disposição dos interessados.
  • Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas multicultural dos processos de desenvolvimento do indivíduo e da família em relação à promoção da saúde. O grupo integra psicólogos da Universidade Eduardo Mondlane – Maputo-Moçambique; Universidade Dortmund – Alemanha; Universidade de Brasília; e Universidade Federal do Pará. Publicações referentes às temáticas pesquisadas estão à disposição dos interessados.

 

Pesquisas em andamento:

1.    A ressocialização e a integração na sociedade das mulheres apenadas pelo tráfico de drogas em Brasília/DF

Em continuidade ao estudo anterior realizado sobre mulheres que cumprem pena por tráfico de drogas e maternidade na prisão, esse projeto visa a investigar o que é feito para reintegrar mulheres presas por tráfico de drogas ou outros delitos, quanto a aspectos de família (maternidade e conjugalidade), laboral (educação, profissionalização e renda), de cuidados (pessoal e interpessoal) e redes sociais (dentro e fora da prisão). Serão abordados os temas por meio da literatura técnico-científica, sobretudo os atinentes às questões da ressocialização; mapearemos os programas de ressocialização no Distrito Federal, e como são preparadas as mulheres para a integração na sociedade durante e após o cumprimento da pena. Será utilizada a metodologia mista com o emprego de instrumentos e softwares quantitativos e qualitativos, por meio da teoria fundamentada nos dados. Espera-se que com os resultados da pesquisa se possam desenvolver estratégias mais eficazes de ressocialização das apenadas, no que tange aos vínculos com as pessoas próximas, ao desenvolvimento familiar, à parentalidade, à área laboral e à sua inserção no contexto social pelo conhecimento das normas legais e das consequências quando à transgressão das leis. Compreender o processo de reintegração das mulheres nos âmbitos citados e desenvolver estratégias para o desenvolvimento da ressocialização possibilitará torná-las cidadãs mais bem inseridas na sociedade.

2.    Repercussões nos filhos, pelo nascimento de Irmão/Irmã com Deficiência Intelectual e Múltipla

Esse projeto é a continuação do estudo anterior da Estrutura e Dinâmica Familiar face à presença de um filho com deficiência. O objetivo da presente pesquisa é produzir conhecimento a respeito das repercussões nos irmãos pelo fato de um entre eles ser portador de deficiência intelectual e múltipla. A razão da escolha dessa temática para o estudo surgiu da constatação de que, por um lado, a mudança ocorrida pelas melhores condições de vida levou a uma maior longevidade das pessoas com deficiência e, por outro lado, o envelhecimento dos pais leva à questão: quem cuidará dos filhos deficientes? Nesta perspectiva, buscar-se-á: identificar como foi ou como é percebida a comunicação feita pelos pais aos filhos a respeito de irmão/irmã com deficiência; mapear a relação entre irmãos nestas circunstâncias; identificar quais são os comportamentos e as rotinas na relação com irmão/irmã deficiente, bem como quais são os sentimentos que emergem nessa relação. A metodologia adotada será de abordagem mista a partir da obtenção documental dos dados sóciobiográficos e da aplicação de entrevistas para o mapeamento da estrutura familiar e das redes sociais dos irmãos, por meio do genograma ou do mapeamento da família e do ecomapa (mapeamento das redes sociais). Os dados obtidos fundamentarão a análise e o levantamento das categorias com o auxílio de ferramentas qualitativas e quantitativas, que serão discutidos à luz do estado da arte em questão.  Os resultados contribuirão para aprofundar o conhecimento sobre os familiares vinculados ao portador de deficiência, subsidiar futuras intervenções junto a grupos de irmãos e a construção de modelos de comunicação participativa, dialógica junto aos irmãos e aos pais para ser aplicada nas APAES do Brasil.