Profª Drª Liana Fortunato Costa

A professora atua como Docente Permanente no PPGPSICC, com interesse em Relações Interpessoais, principalmente nos seguintes temas: família, violência sexual e seus diferentes atores (vítimas, ofensores adolescentes, ofensores adultos) do circuito abusivo, comunidade, adolescência, exclusão social e violência contra a mulher. É orientadora de alunos de Mestrado e Doutorado, revisora de vários periódicos nacionais.

Formação acadêmica:

·      Psicóloga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1972

·      Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília em 1989

·      Especialização em Terapia Conjugal e Familiar pelo CEFAM em 1989

·      Formação em Psicodrama pela ABP em 1989

·      Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo em 1998

·      Pós-doutorado em Psicossociologia - História de Vida, pela Universidade Federal Fluminense sob a orientação da Professora Doutora Teresa Cristina O. Carreteiro.

·      Pós-doutorado em Violência Sexual contra Meninos pela Universidade Federal de São Carlos, sob a orientação da Professora Doutora Lucia de Albuquerque Williams da Universidade Federal de São Carlos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0374051864999315

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7473-1362

Pesquisas em andamento:

1.     Polivitimização de meninos abusados sexualmente: os profissionais, as vítimas e os familiares

Esta pesquisa diz respeito a um projeto de doutorado de Amanda Pinheiro Said sobre o reconhecimento dos sentidos construídos por profissionais das áreas de atendimento de meninos polivitimizados sobre a significação dessa violência. As áreas são: saúde, assistência social, educação, justiça. Inclui-se ainda as vítimas adolescentes polivitimizadas e seus familiares. Espera-se propor modo de avaliação e atendimento a esta população na rede de saúde do DF.

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.

2.     O adolescente que cometeu ofensa sexual: proteção, vínculos familiares e avaliação das vulnerabilidades.

Esta pesquisa ação tem seu andamento no Programa de Atendimentos à Violência (PAV) pertencente a Secretaria de Saúde do GDF. Busca-se conhecer quais os contextos de proteção e vulnerabilidades nos quais o adolescente transita: família, comunidade, pares, escola. Trata-se de uma pesquisa de mestrado conduzida por Andrea Schettino Tavares.

A Profa. Dra. Liana F Costa é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

3.     O adolescente que cometeu ofensa sexual: responsabilização jurídica e significação da medida socioeducativa aplicada

A pesquisa é coordenada por Kárita Raquel Bastos e teve sua realização no contexto do cumprimento de medidas socioeducativas que compreende a trajetória do adolescente que cometeu ofensa sexual desde sua apreensão até o cumprimento da medida aplicada.

4.     Avaliação e intervenção junto ao adulto autor de ofensa sexual contra crianças e adolescentes

Trata-se de projeto realizado por Raiane Nunes Nogueira e se trata de uma etnografia junto aos grupos de intervenção psicossocial e às entrevistas familiares efetuadas durante o atendimento de adultos ofensores sexuais no programa PAV da Secretaria de Saúde do GDF. O interesse é conhecer as distorções cognitivas produzidas nas interações observadas: as interações grupais ocorridas durante o atendimento psicossocial e as interações familiares ocorridas durante as entrevistas de avaliação da dinâmica familiar do ofensor.