Prof. Dr. Sérgio Eduardo Silva de Oliveira

 

 

Os interesses de pesquisa do Prof. Dr. Sérgio Oliveira estão relacionados à área da avaliação psicológica aplicada ao contexto clínico. O professor desenvolve estudos de construção e adaptação transcultural de instrumentos para a avaliação de construtos de interesse da psicologia clínica, com ênfase em psicopatologia e personalidade. Ainda, seus interesses de pesquisa envolvem o estudo empírico e quantitativo de relação entre variáveis psicopatológicas e a aplicação de tecnologias para o desenvolvimento de novos modelos de mensuração.

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Centro Universitário de Lavras, 2009

·      Especialização em Avaliação Psicológica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014

·      Mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012

·      Doutorado em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016

·      Estágio de doutorado sanduíche, University of Minnesota, EUA, 2015

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7397923176812272

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2109-4862

 

Afiliações institucionais:

·      Membro associado do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP (http://www.ibapnet.org.br/)

·      Membro do HiTOP Consortium (https://renaissance.stonybrookmedicine.edu/HITOP)

·      Coordenador do Grupo de Trabalho de Avaliação Psicológica e Psicopatologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (https://www.cadastro.anpepp.org.br/grupotrabalho/public)

 

Grupo de pesquisa:

·      Coordena o Núcleo de Estudos em Avaliação Psicológica Clínica (NEAPSIC), UnB (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3236802887934928)

o   Página: http://neapsic.unb.br/

·      Pesquisador colaborador do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP), UFRGS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2061749646420487)

o   Página: http://www.ufrgs.br/geapap/

o   Facebook: https://www.facebook.com/geapap/

o   Instagram: https://instagram.com/geapap.ufrgs?igshid=1l7wllvacited

 

Projeto de extensão:

·      Coordena o Serviço de Avaliação Psicológica (SAPsi), UnB, desde 2017.

o   Trata-se de um projeto que tem como objetivo auxiliar a formação de alunos da graduação, da pós-graduação e profissionais da Psicologia na aplicação da avaliação psicológica no contexto clínico. Para tanto, o SAPsi oferece atendimentos a preço social para a comunidade interna da UnB e para a comunidade carente de Brasília e entorno.

§  Página: http://sapsi.unb.br/

§  Facebook: https://pt-br.facebook.com/SAPsi.UnB/

 

Linhas de pesquisa:

 

1) Avaliação de variáveis psicológicas e suas implicações e aplicações no contexto clínico

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de desenvolver pesquisas empíricas que auxiliem cientistas e profissionais da psicologia e áreas afins a compreender as formas de funcionamento de diferentes construtos psicológicos de interesse da psicologia clínica, assim como examinar as relações desses construtos com diferentes desfechos de vida (família, trabalho, educação, lazer, saúde, etc.) e considerando diferentes contextos sociais e culturais. Citam-se como construtos psicológicos de interesse da psicologia clínica as habilidades cognitivas (inteligência, atenção, memória, funções executivas, linguagem, etc.), os padrões de comportamento (personalidade, habilidades sociais, esquemas, etc.), as alterações do funcionamento mental (psicopatologias, sintomas, etc.) e outros.

 

2) Desenvolvimento e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica no contexto clínico

 

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de construir e/ou adaptar para o contexto brasileiro instrumentos para a mensuração de diferentes construtos psicológicos, principalmente aplicados ao contexto clínico. O desenvolvimento de novas tecnologias de avaliação, partindo de modelos teóricos consistentes e de abordagens metodológicas robustas e modernas, tem por função suprir as necessidades da sociedade brasileira de dispositivos que auxiliem as tomadas de decisão no contexto clínico. Essa linha de pesquisa busca incluir o suporte de tecnologias computacionais no desenvolvimento e aplicação dos modelos de mensuração.