Profa. Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

 

Os interesses de pesquisa da Profª. Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke estão relacionados com a área dos processos de desenvolvimento do indivíduo e da família, sua relação com a justiça e a promoção da saúde. Desenvolve pesquisas com métodos quali-quanti e abordagens teóricas sistêmicas e psicodinâmicas.

 

Profª. Drª emérita e colaboradora da Universidade de Brasília.

 

Formação Acadêmica:

·      Graduação em Filosofia, Universidade Católica do Rio de Janeiro.

·      Especialização em Terapia Familiar, Justus-Liebig-Universität Gießen/Alemanha.

·      Mestrado em Ciências Familiares e Sexológicas, Universidade Católica de Louvain/Bélgica.

·      Doutorado em Ciências Familiares e Sexológicas, Universidade Católica de Louvain/Bélgica.

·      Diplomada em Psicologia, Universidade de Brasília.

·      Pós-doutorado em Psicologia Clínica, St. John´s University, New York/USA.

 

·      Pós-doutorado em Psicologia da Saúde, Ebehard-Karl’s Universität Tübingen/Alemanha.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9459333264901017

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9194-8993

 

Afiliações Institucionais:

·    Integra a equipe internacional de professores selecionados pela Maastricht University / Holanda para a formação de professores de Psicologia da Família da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo/Moçambique.

·    Coordenadora do Grupo de Trabalho: “Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) 

·      Membro associada efetiva da Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP

·      Membro da Associação Interamericana de Psicologia – SIP

·      Membro da Associação Nacional de Escritores – ANE

·      Membro da American Psychological Association  APA

·      Consultora científica da “Federação Nacional das APAES” – FENAPAES

 

Grupos de Pesquisa:

  • Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa e Estudos Transculturais em processo de tomada de decisão sobre a guarda dos filhos após a separação parental, com um primeiro tema voltado para o Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente (PMICA). E um segundo tema sobre métodos de pesquisa quali-quanti. Atualmente participa de um estudo transcultural entre o Brasil e a Inglaterra sobre o processo legal da tomada de decisão nos casos de disputa de guarda pós-separação dos pais e PMICA,/ realizado na Universidade de Sussex, Inglaterra,/ coordenado pelo doutorando Josimar Antônio de Alcântara Mendes. O grupo também investiga a técnica de foto-elicitação como procedimento de pesquisa qualitativa. O grupo integra pesquisadores das Universidades de Brasília, da Alemanha e do Reino Unido. Publicações referentes às temáticas estão à disposição dos interessados.
  • Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas multicultural dos processos de desenvolvimento do indivíduo e da família em relação à promoção da saúde. O grupo integra psicólogos da Universidade Eduardo Mondlane – Maputo-Moçambique; Universidade Dortmund – Alemanha; Universidade de Brasília; e Universidade Federal do Pará. Publicações referentes às temáticas pesquisadas estão à disposição dos interessados.

 

Pesquisas em andamento:

1.    A ressocialização e a integração na sociedade das mulheres apenadas pelo tráfico de drogas em Brasília/DF

Em continuidade ao estudo anterior realizado sobre mulheres que cumprem pena por tráfico de drogas e maternidade na prisão, esse projeto visa a investigar o que é feito para reintegrar mulheres presas por tráfico de drogas ou outros delitos, quanto a aspectos de família (maternidade e conjugalidade), laboral (educação, profissionalização e renda), de cuidados (pessoal e interpessoal) e redes sociais (dentro e fora da prisão). Serão abordados os temas por meio da literatura técnico-científica, sobretudo os atinentes às questões da ressocialização; mapearemos os programas de ressocialização no Distrito Federal, e como são preparadas as mulheres para a integração na sociedade durante e após o cumprimento da pena. Será utilizada a metodologia mista com o emprego de instrumentos e softwares quantitativos e qualitativos, por meio da teoria fundamentada nos dados. Espera-se que com os resultados da pesquisa se possam desenvolver estratégias mais eficazes de ressocialização das apenadas, no que tange aos vínculos com as pessoas próximas, ao desenvolvimento familiar, à parentalidade, à área laboral e à sua inserção no contexto social pelo conhecimento das normas legais e das consequências quando à transgressão das leis. Compreender o processo de reintegração das mulheres nos âmbitos citados e desenvolver estratégias para o desenvolvimento da ressocialização possibilitará torná-las cidadãs mais bem inseridas na sociedade.

2.    Repercussões nos filhos, pelo nascimento de Irmão/Irmã com Deficiência Intelectual e Múltipla

Esse projeto é a continuação do estudo anterior da Estrutura e Dinâmica Familiar face à presença de um filho com deficiência. O objetivo da presente pesquisa é produzir conhecimento a respeito das repercussões nos irmãos pelo fato de um entre eles ser portador de deficiência intelectual e múltipla. A razão da escolha dessa temática para o estudo surgiu da constatação de que, por um lado, a mudança ocorrida pelas melhores condições de vida levou a uma maior longevidade das pessoas com deficiência e, por outro lado, o envelhecimento dos pais leva à questão: quem cuidará dos filhos deficientes? Nesta perspectiva, buscar-se-á: identificar como foi ou como é percebida a comunicação feita pelos pais aos filhos a respeito de irmão/irmã com deficiência; mapear a relação entre irmãos nestas circunstâncias; identificar quais são os comportamentos e as rotinas na relação com irmão/irmã deficiente, bem como quais são os sentimentos que emergem nessa relação. A metodologia adotada será de abordagem mista a partir da obtenção documental dos dados sóciobiográficos e da aplicação de entrevistas para o mapeamento da estrutura familiar e das redes sociais dos irmãos, por meio do genograma ou do mapeamento da família e do ecomapa (mapeamento das redes sociais). Os dados obtidos fundamentarão a análise e o levantamento das categorias com o auxílio de ferramentas qualitativas e quantitativas, que serão discutidos à luz do estado da arte em questão.  Os resultados contribuirão para aprofundar o conhecimento sobre os familiares vinculados ao portador de deficiência, subsidiar futuras intervenções junto a grupos de irmãos e a construção de modelos de comunicação participativa, dialógica junto aos irmãos e aos pais para ser aplicada nas APAES do Brasil.