Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini tem interesse nas áreas de psicologia clínica, psicoterapia individual e de grupo e psicanálise. A professora desenvolve estudos e pesquisas relacionados aos temas do narcisismo, cultura contemporânea e psicanálise com ênfase nos estados limites (depressão melancólica, suicídio e transtorno alimentar severo). Tem ainda como interesse de pesquisa estudos relacionados à construção de narrativas literárias (autobiografia e escrita de si) e outras como modalidade de intervenção psicoterapêutica para pacientes graves. A pesquisa e a inserção da psicanálise na universidade e na sociedade também permeiam seus estudos.

 

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, 1971

·      Especialização em Teoria Psicanalítica, Universidade de Brasília, 2001

·      Mestrado em Psicologia Clínica, Universidade de Brasília, 2001

·      Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, 2006

·      Pós-Doutorado, Université Sorbonne Paris 13, 2016

 

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1530730760074951

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6740-5059

 

Pesquisas em andamento

 

1.     Projeto de pesquisa “Psicanálise e escrita de si: reflexões sobre a função da escrita nos casos limites” representa um delineamento de reflexões a respeito da subjetividade, psicopatologia narcísica e os casos-limite na clínica psicanalítica contemporânea e está relacionado ao modus operandi da clínica dos casos-limite. A proposta parte de uma reflexão em torno da escrita e sua utilização como dispositivo analítico. Tem como objetivo geral refletir e apreender sobre o lugar da escrita na clínica psicanalítica dos pacientes-limite e como objetivos específicos refletir sobre a função da escrita ligada à clínica psicanalítica como dispositivo analítico; refletir em que condições a escrita de modo geral, e a escrita de si de modo particular, podem ser uma ferramenta efetiva de trabalho para os psicanalistas; interrogar a importância de se recorrer ao recurso da escrita de si na clinica psicanalítica dos pacientes-limite; compreender e explorar a proximidade do conteúdo da escrita de si e a escuta analítica e sua utilização na clínica psicanalítica com os pacientes-limite; compreender os efeitos e as questões para um sujeito em sofrimento na sua confrontação com um projeto de não vida nos casos-limite; compreender os funcionamentos psíquicos que interrogam os psicanalistas sobre as condições necessárias para poder existir como sujeito nos casos-limite.  

A Profa. Eliana Rigotto Lazzarini é coordenadora da pesquisa e gestora do projeto

 

2.     Projeto de pesquisa “O narcisismo e a clínica psicanalítica contemporânea” dá ênfase ao atendimento clinico psicológico com o referencial psicanalítico a pacientes adultos e jovens adultos cadastrados no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos CAEP e que são descritos sob a denominação de pacientes em estado limite, caracterizados pela demanda no tratamento de depressão melancólica, suicídio, anorexia, bulimia, escarificações e outras.  

       A Profa. Eliana Rigotto Lazzarini é coordenadora da pesquisa e gestora do projeto

 

3.     O presente projeto de pesquisa “Poesia e verdade: a escritura na clínica psicanalítica”, refere-se à tese de doutorado de João Milton Walter Tavares e tem o objetivo de investigar a interlocução entre a escrita de si e a clínica psicanalítica levando em consideração tanto a indagação sobre o autor da escrita como o próprio fazer clínico.

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora do doutorando que coordena a pesquisa.

 

4.     O projeto de pesquisa “Um olhar psicanalítico sobre a amamentação de bebês prematuros na UTI neonatal” refere-se à tese de doutorado de Andréa Leão Leonardo de Freitas e visa conhecer a vivência das mães de bebês prematuros em relação à amamentação no contexto da UTI neonatal. Tem como objetivos contextualizar a amamentação no nascimento prematuro sob o olhar materno e compreender os sentimentos, desejos fantasias e expectativas das mães em relação à amamentação de seu filho prematuro.     

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora da doutoranda que coordena a pesquisa.

 

5.     O projeto de pesquisa “Epistemologia da sexualidade em psicanálise: um estudo das dessemelhanças entre as teorias de Freud e Lacan e sua relação com a prática clinica” refere-se à tese de doutorado de Alvinan Magno Lopes Catão e trata de desenvolver um estudo que apresente e analise as dessemelhanças teóricas e epistemológicas entre Freud e Lacan no que compete às suas concepções de sexualidade e seu conjunto conceitual, para problematizar questões sobre o tipo de manejo clinico de ambos os autores.

 A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora do doutorando que coordena a pesquisa.

 

6.     O presente projeto de pesquisa “ Constituição psíquica e clínica da melancolia: aproximações e disjunções entre as perspectivas de Freud, Ferenczi e Green” refere-se à tese de doutorado de Carlos Alexandre Araujo Benício e trata de apresentar e problematizar as aproximações e os distanciamentos teóricos existentes entre as perspectivas de Freud, Ferenczi e Green, no que tange tanto à constituição psíquica na melancolia quanto à prática clinica a ela aplicada.

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora do doutorando que coordena a pesquisa

 

7.     O projeto de pesquisa “Uma análise do Eu em tempos de virtualidade: reflexões psicanalíticas” refere-se à dissertação de mestrado de William Selau Alves e trata de apresentar uma investigação teórica com o objetivo de aprofundar aspectos da relação dos sujeitos com o campo da virtualidade e, para isso, apoia-se na psicanálise freudiana para trabalhar com a noção de Eu.  Tem como objetivo explorar de que maneiras os aspectos da virtualização podem incidir na instância do Eu e no sentimento de si.  

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora do mestrando que coordena a pesquisa.

 

8.     O projeto de pesquisa “Estudo sobre a função do supereu no transtorno do pânico” refere-se à dissertação de mestrado de Felipe de Lima e Ferreira e visa analisar a crise de angústia a partir de um levantamento das pesquisas em psicanálise e lançar um olhar sobre o fenômeno voltado para a compreensão dos mecanismos de funcionamento da instância do supereu.

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora do mestrando que coordena a pesquisa.

 

9.     O projeto de pesquisa “Ensaio sobre a psicossomática: da teoria à prática psicanalítica” refere-se à dissertação de mestrado de Ana Luiza Henrique Samarco e trata de compreender as particularidades da técnica psicanalítica na clínica com pacientes psicossomáticos, analisando os desdobramentos ao longo da história até à clínica atual.

A Profa. Dra. Eliana Rigotto Lazzarini é orientadora da mestranda que coordena a pesquisa.