Profa. Dra. Eliane Maria Fleury Seidl

 

Os interesses de pesquisa da Profa. Eliane Seidl estão no campo da psicologia da saúde e sua interface com a psicologia clínica e do desenvolvimento, focalizando os seguintes temas: HIV/aids, enfermidades crônicas e agudas, adesão a tratamento, uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas, estresse e enfrentamento (coping), apoio social, qualidade de vida, resiliência, práticas profissionais do psicólogo na área de saúde, intervenção psicológica e avaliação de efeitos em psicologia da saúde, abordagem cognitivo-comportamental em saúde, promoção da saúde e prevenção de agravos, psicologia e saúde pública, políticas públicas de saúde, bioética. Inclui estudos com métodos e técnicas quantitativos, qualitativos ou mistos.

 

Formação acadêmica:

 

  • Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, 1977
  • Especialização em Saúde Coletiva, Universidade de Brasília, 1993
  • Mestrado em Psicologia, Universidade de Brasília, 1993
  • Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, 2001
  • Pós-doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004
  • Pós-doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5808742759143520

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1942-5100

 

Afiliações institucionais:

 

·      Membro fundadora e Primeira Secretária da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (BRAPEP), Gestão 2018-2020 https://www.brapep.org.br

·      Associada da European Health Psychology Society (EHPS) https://ehps.net/

·      Associada da Sociedade Brasileira de Psicologia https://www.sbponline.org.br/

·      Associada da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - ABRAMD  https://www.abramd.org/

 

·      Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia da Saúde em Instituições e da Comunidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP)

 

Grupo de Pesquisa: 

 

Projeto de extensão:

  • Coordena o Projeto Com-Vivência - Ações Integradas de Estudos e Atendimento a Pessoas Vivendo com HIV/aids e Familiares, criado em 1996, no Hospital Universitário de Brasília.

Os objetivos principais são: (1) realizar ações assistenciais da psicologia e do serviço social a pessoas que vivem com HIV/aids e seus familiares, em nível ambulatorial e de internação; (2) organizar e desenvolver ações preventivas e educativas sobre aspectos referentes ao HIV/aids, junto a comunidade em geral. A equipe é integrada por profissionais de psicologia e do serviço social do HUB, estagiários em nível de graduação e residentes da residência multiprofissional da Psicologia e do Serviço Social. Como ação extensionista, as atividades do projeto incluem ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade, atuando de modo interdisciplinar junto às equipes médica, de enfermagem e da farmácia do HUB, com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde.

 

              Facebook: (https://www.facebook.com/comvivenciahub/)

 

Pesquisas em andamento:

 

1.  Resiliência e cronicidades

·    No processo de saúde e adoecimento, resiliência pode ser entendida como a capacidade de uma pessoa lidar com adversidades e estressores associados à doença, readaptando-se e vivendo de forma positiva. A literatura sobre resiliência em pessoas com enfermidades crônicas no Brasil é incipiente. O presente projeto inclui estudos, já finalizados e em andamento, que avaliam resiliência em pessoas com enfermidades crônicas, investigando associações entre resiliência e variáveis sociodemográficas, médico-clínicas e psicológicas. Considera-se que estudar resiliência é de suma importância visando a compreensão mais abrangente das respostas humanas às adversidades, na perspectiva da Psicologia da Saúde e da Psicologia Positiva.

     A Profa.Eliane Seidl é coordenadora desse projeto.

 

2. Efeitos de intervenção psicológica sobre a resiliência de pessoas vivendo com HIV: aplicação do Programa Fortaleza

·    Projeto em fase inicial de execução com objetivo de identificar os efeitos de intervenção psicológica em pessoas vivendo com HIV, com base no Programa Fortaleza para Potencialização da Resiliência para a Promoção e Manutenção da Saúde (sigla adotada no presente projeto, PFPR), com avaliação das variáveis do estudo na linha de base, logo após a intervenção, aos seis e doze meses na fase de seguimento. Trata-se de estudo com delineamento quase experimental, com grupo controle. A pesquisa visa disponibilizar uma proposta de intervenção, com evidência científica, para potencializar a resiliência em pessoas soropositivas para o HIV.

      A Profa. Eliane Seidl é coordenadora desse projeto. Apoio: CNPq mediante bolsa de produtividade em pesquisa (Nível 1C).

 

3. Desenvolvimento de instrumentos de medida de aspectos psicológicos relacionados a processos saúde-doença

·    Trata-se de um projeto "guarda-chuva" voltado para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação psicológica em processos de saúde-doença e identificação de evidências de validade: elaboração, adaptação para a língua portuguesa, análise fatorial exploratória e confirmatória. No âmbito desse projeto foi desenvolvida a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas, a Escala de Suporte Social para Pessoas com HIV/aids, o Questionário sobre Percepção de Doença - Versão Breve e o Indicador de Risco Psicológico em Oncologia (IRPO).  Outras pesquisas estão em desenvolvimento no âmbito desse projeto, mediante tese de doutorado e dissertação de mestrado.

A Profa.Eliane Seidl é coordenadora desse projeto.

 

4. Perfil e práticas profissionais de psicólogos em serviços de saúde do Distrito Federal

·    Os objetivos da pesquisa são elaborar a caracterização de psicólogos que atuam na rede pública e em serviços privados de saúde do Distrito Federal no que tange aos aspectos sociodemográficos e da formação profissional; descrever os níveis de atenção, as especialidades e os tipos de serviços de saúde nos quais os psicólogos estão inseridos; identificar e categorizar os modos de atuação profissional e as características do trabalho em equipe; investigar a associação entre variáveis sociodemográficas e da formação e os modos de atuação profissional. O projeto está finalizado no âmbito do DF e está abrindo novas frentes de investigação em âmbito nacional.

     A Profa. Eliane Seidl é coordenadora desse projeto Apoio: CNPq mediante bolsa de produtividade em pesquisa (Nível 1D).