Profa. Dra. Márcia Cristina Maesso

Os interesses de pesquisa da Profa. Dra. Márcia Cristina Maesso se inserem no campo teórico e clínico da psicanálise, abrangendo o corpo, a linguagem, o inconsciente e a cultura. Os estudos que vem realizando abordam os fundamentos éticos e conceituais da psicanálise em torno da incidência do Outro na constituição do sujeito e da manifestação do sofrimento e da verdade por meio do semi-dizer - no corpo e nos diversos modos de produção cultural - apontando para a implicação e posicionamento do sujeito no laço social e político. Em consonância com seus interesses de pesquisa, foi organizadora do livro O corpo no discurso psicanalítico (Appris, 2019) e autora do livro O diagnóstico, seu avesso e a posição do psicanalista (Juruá, 2013).

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Mogi das Cruzes, UMC/SP, 1992

·      Especialização em Psicanálise e Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 1998

·      Mestrado em Psicologia Clínica, Universidade de São Paulo, USP, 2005

·      Doutorado em Psicologia em Psicologia Clínica, Universidade de São Paulo, USP, 2011

·      Pós-doutorado, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, PPGPsiCC/UnB, 2012 a 2014

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7151249685318679

ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-1413-2998

Afiliações institucionais:

·      Membro do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília.

Grupo de pesquisa:

·      Participa como uma das líderes do grupo de pesquisa Jacques Lacan: Teoria, Clínica, Discursos Conexos. Cadastrado no Diretório do CNPq desde 2016 (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2491965216534775).

Pesquisas em andamento:

O corpo no discurso psicanalítico

Esse projeto de pesquisa visa contribuir socialmente, pela oferta de atendimento terapêutico que preconiza a fala e a escuta do material inconsciente, às pessoas da comunidade que são acometidas por dor crônica ou outros modos de mal-estar no corpo e sofrimento psíquico. A contribuição do projeto de pesquisa também abrange a transmissão dos saberes constituídos no campo da psicanálise, por meio da oferta de estudos sobre o corpo, o inconsciente e a cultura, aos estudantes da graduação e da pós-graduação e da oferta de estágio supervisionado realizado no Centro de Estudos e Acompanhamento Psicológico - CAEP,  buscando o encaminhamento das questões produzidas em torno da clínica e da teoria psicanalítica. Almeja-se, com esse projeto, contemplar as exigências éticas da psicanálise em intensão e extensão.

Linha de pesquisa:

·      Psicanálise, Subjetivação e Cultura, inserida no Laboratório de Psicanálise e Subjetivação.