Prof. Dra. Silvia Renata Magalhães Lordello Borba Santos

 

Os interesses de pesquisa da Prof. Dra. Silvia Lordello estão relacionados às áreas de psicologia clínica e social-comunitária, em interfaces com a saúde e o desenvolvimento humano. A professora desenvolve estudos sobre intervenções psicossociais e com populações vulneráveis em diferentes contextos, abordando temas como: violências, acolhimento institucional e socioeducação. A psicoterapia com crianças, adolescentes e famílias na perspectiva sistêmica, bem como políticas públicas que envolvam infância e da adolescência também se encontram entre os temas presentes em seus trabalhos.

 

Formação acadêmica:

·      Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília, 1995.

·      Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília, 1990.

·      Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, 1997.

·      Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Universidade de Brasília, 1999.

·      Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura, Universidade de Brasília, 2013.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4220453020134352

ORCID: https:// orcid.org/ 0000-0002-8287-7257

 

 

Afiliações institucionais:

·      Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas - ABRAMD (https://www.abramd.org/)

·      Membro da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (https://www.abpd.psc.br/)

·      Membro do Grupo de Trabalho Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (https://www.cadastro.anpepp.org.br/grupotrabalho/view?ID_GRUPO_TRABALHO=79)

 

Grupo de pesquisa:

·      Coordena o Grupo de Pesquisas em Intervenções Psicossociais (GPIP/UnB)

·      Descrição: Projeto que visa o desenvolvimento de intervenções psicossociais voltadas aos diferentes públicos que representam populações vulneráveis, como grupos LGBTs, adolescentes em relacionamentos violentos, mulheres vítimas de sexting e adolescentes que cometeram atos infracionais, entre outros.

Produções originadas:

·      Comunidade e identidade LGBT: avaliação de necessidades na perspectiva dialógica-narrativa (Matheus da Silva Neves)/ Apoio: CAPES

·      Prevenção à Violência no Namoro: avaliação de necessidades e desenvolvimento de intervenção (Tainah Maria Santos)/ Apoio: CNPQ

2.

 

Projeto de extensão:

·      Coordena o Grupo de Atendimento Psicológico Sistêmico a Crianças, Adolescentes e Famílias no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP), UnB, desde 2015.

 

Pesquisas em andamento:

 

1.     O atendimento familiar no sistema socioeducativo: percepções dos profissionais que atuam em liberdade assistida

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da pedagoga Luciana Maria Damasceno, e objetiva compreender os procedimentos e aspectos envolvidos nos atendimentos familiares que são realizados no contexto das medidas socioeducativas em meio aberto, sob a análise da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TDBH). Espera-se discutir, a partir dos resultados obtidos, potencialidades desse tipo de atendimento colaborando para sua visibilidade nas políticas públicas alusivas ao Sistema Nacional de Socioeducação (SINASE).

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

2.     Empregabilidade de travestis, transexuais e não-binários: uma avaliação de necessidades

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Stephanie Moreira Gutierres, e visa realizar uma avaliação de necessidades, que corresponde à primeira etapa da intervenção psicosssocial no que tange aos aspectos envolvidos na empregabilidade de travestis, transexuais e não-binários, população que enfrenta grande preconceito nesse campo. Espera-se aprofundar os resultados obtidos na abordagem com os participantes sobre seus impactos e propor modelos lógicos e delineamentos de intervenções psicossociais que possam ser efetivas com esse público e com seus potenciais empregadores.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa/Apoio: CAPES.

 

3.     Exposição do Sexting e Violência de Gênero: como o slut-shaming impacta meninas adolescentes

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Lara de Souza Feitosa e visa investigar sobre a percepção do fenômeno do sexting no cenário internacional e nacional, identificando impactos que sua exposição promove quando associados à violência de gênero. Espera-se poder aprofundar, com base nos resultados obtidos, sobretudo no panorama nacional, nas possíveis intervenções preventivas aos seus riscos à saúde mental, bem como subsidiar políticas públicas que envolvam o tema.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa. Apoio: CAPES.

 

4.     Percepções a respeito da Violência Obstétrica em diferentes grupos: mães, não mães e profissionais que assistem o parto.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Luciana Andrade Rocha Nery e visa investigar as percepções sobre Violência Obstétrica de diferentes grupos: profissionais da saúde que assistem a mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, mulheres mães e mulheres não mães. Tendo em vista as dificuldades para o reconhecimento de violências identificadas pela OMS e/ou Ministério da Saúde somado ao fato de que a pandemia do COVID-19 mudou a percepção das mulheres mães sobre a violência obstétrica, pretende-se que os resultados e sua discussão permitam aprofundamento na temática para subsidiar normativas e documentos oficiais que difundam esse conhecimento para alcançar toda a população.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

5.     Análise das representações sociais gendradas reproduzidas pelos operadores de direito sobre as mulheres vítimas de violência doméstica.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Paola Luduvice e visa compreender as especificidades do diálogo processual entre as mulheres vítimas de violência e os profissionais do direito, diante do pedido de retirada das medidas protetivas de urgência pelas mulheres vítimas de violência doméstica. Espera-se, como desfecho, enumerar os fatores de retirada das medidas protetivas, categorizar os dilemas elencados pelos promotores de justiça nesse cenário e recolher indicadores capazes de influenciar sua atuação nesses casos, com a intenção de difundir conhecimento que possa dar subsídios para decisões do órgão e das políticas para mulheres e colaborar com o combate à violência.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

 

6.     Fatores motivadores para a busca por militância em coletivos feministas na Universidade.

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Jacyara Caldas e sua proposta é investigar a prática da militância social, identificando pontos que implicam na saúde mental. Uma vez percebida a situação em que se encontram os coletivos feministas e a importância e o potencial do agir em grupo, os coletivos existentes na Universidade poderão propor transformações futuras para amenizarem sofrimentos psíquicos de seus membros, o que será publicizado para que outros coletivos possam se beneficiar com os conhecimentos produzidos.

     A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

7.     Microssistemas escola e família no processo clínico de crianças com Transtorno do Especctro Autista

·      A presente pesquisa refere-se à dissertação de mestrado da psicóloga Tereza Dantas e visa investigar aspectos presentes no atendimento psicológico de crianças com TEA, realizadas à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e da Perspectiva Clínica Sistêmica. Espera-se construir subsídios para um protocolo de atendimento que privilegie a análise dos processos proximais e que estabeleça uma base sistêmica para o desenvolvimento das intervenções neste campo

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da mestranda que coordena essa pesquisa.

 

 

8.     Possibilidades de atendimento a situações de violência na Política Pública de Assistência Social

·      A presente pesquisa refere-se à tese de doutorado da psicóloga Aline Rose Pinho que visa construir estratégias de atendimento grupal voltados para adolescentes que vivenciaram situações violência intrafamiliar atendidos pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Distrito Federal. Espera-se propor, com base nos resultados obtidos, capacitações para executores das políticas do SUAS, que difundam o conhecimento produzido como intervenções.

A prof. Dra. Silvia Lordello é orientadora da doutoranda que coordena essa pesquisa.