O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG PsiCC), aprovado pela CAPES em 2005, tem sua origem na Área de Concentração em Psicologia Clínica do antigo Programa de Pós-Graduação em Psicologiado Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. A área atraiu, desde a década de 1990, muitos alunos oriundos de outras cidades da região e também de outros pontos do país, e até mesmo de outros países da América Latina. O PPG PsiCC  é herdeiro dessa tradição e exerce uma posição central na formação em pós-graduação em psicologia clínica na região Centro-Oeste e na produção de conhecimento em âmbito nacional.

No intuito de expandir seu papel na formação e reciclagem de profissionais da região, o Programa vem oferecendo diversas atividades. Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu objetivam preparar profissionais especialistas em áreas específicas do conhecimento, abrangendo atividades práticas e teóricas. Esses cursos são regulados por resolução específica.O Curso de “Especialização em Teoria Psicanalítica” é oferecido de forma regular. O PPG PsiCC ofereceu em parceria com a Secretária de Saúde do GDF o Curso de “Especialização em Saúde Mental”. Ambos são exemplos de cursos que visam assegurar a difusão do conhecimento gerado por seus clínicos-pesquisadores e contribuir para a formação continuada de profissionais da psicologia e de áreas afins.

Um importante papel social vem sendo exercido pelo grupo, sempre de maneira articulada à atividade investigativa, em seus Projetos de Extensão de Ação Contínua: “Psicanálise e Pediatria: Uma Experiência em uma Instituição Hospitalar”, “Programa de Intervenção Precoce nas Psicoses”, “Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio no Contexto Universitário”, “Construção de Metodologia de Grupos Multifamiliares”, “Programa de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Conjugal”, “Projeto de Saúde Mental do Idoso e Familiares”, “Transtornos Alimentares e Psicopatologias Narcísicas”.

Docentes do PPG PsiCC participam ativamente de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq, detendo a coordenação de 6 (seis) Grupos: “Saúde Mental, Intervenção em Crise, e Prevenção do Suicídio”, “Psicanálise e Processos de Subjetivação: Pulsão, Arte e Cultura”, “Sistemas Complexos: Casal, Família, Grupos e Comunidade”, “Psicoterapia: Psicopatologia, Epistemologia e Linguagem”,  “Drogas, Adolescentes e Complexidade”, “Subjetivação, Clínica e Cultura”, “Saúde Mental, Terapêuticas e Cultura”.

Diversos eventos nacionais e internacionais vêm sendo promovidos por seus pesquisadores: IV Congresso Brasileiro de Terapia Familiar e II Encontro Latino-Americano de Terapia Familiar (2000); VI International Conference on Philosophy, Psychiatry and Psychology (2003); Jornadas sobre Psicopatologia e Linguagem (de 2001 a 2005); Ciclo de Debates sobre Cinema e Temas Contemporâneos (2004); Práticas Sistêmicas em Situações de Crise: Construindo Caminhos para Ações Transformativas (2004); I Congresso Internacional Adolescência e Violência: perspectivas clínica, jurídica e educacional; III Seminário de Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei; III Seminário em Adolescência, Clínica e Cultura (2010). VI Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (2012).

O próprio Programa vem organizando eventos acadêmico-científicos com o objetivo de produzir reflexões, diálogos e interfaces entre a Psicologia Clínica e a Cultura. Esses eventos têm envolvido docentes e discentes do Programa e pesquisadores de outras instituições acadêmicas. Em 2007 foi organizada a I Jornada Clinica e Cultura para celebrar o primeiro ano de existência do Programa. Em 2011 foi organizada a II Jornada em comemoração aos cinco (5) anos do PPGPsiCC. Nesse contexto comemorativo foi editado e lançado o livro “Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura – Resumos de Teses e Dissertações 2007-2011”. Em 2012, na III Jornada Psicologia Clínica e Cultura: Diálogos Interdisciplinares privilegiou-se os desafios e problemáticas contemporâneas e as perspectivas de pesquisa com as quais a interdisciplinaridade possibilita estabelecer conexões. O evento marcou também o lançamento do Volume 1 da COLEÇÃO PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA UnB intitulado “Psicologia Clínica e Cultura Contemporânea”.